35ª Romaria da Terra
Uma multidão de mais de 15.000 romeiros e romeiras participaram da 35ª Romaria da Terra, cujo tema era: “Agricultura Familiar Camponesa: vida com saúde”, fazendo uma referência á Campanha da Fraternidade 2012, “ fraternidade e saúde pública”.
Hoje, as Romarias da Terra são uma voz profética na Sociedade e se constituem como um evento tradicional no calendário religioso do RS.
O pregador da Romaria foi D. Guilherme Werlang, bispo presidente da Comissão de Justiça e Paz da CNBB. Em sua homilia destacou a importância da luta de todas as entidades populares na defesa da agricultura familiar e de sistemas de produção pautados pelo cuidado com a mãe terra.
Desde o fim da tarde de domingo, dia 19, cerca de uma centena de jovens participou do acampamento da juventude.
Jovens vindos de várias partes do RS refletiram, rezaram e participaram, com pessoas voluntárias, dos trabalhos de organização do local da Romaria.
"A Terra é de Deus, nos ensina a Bíblia (Lv.25,23) e nós somos todos hóspedes. A terra só será suja quando nós, seres humanos gananciosos, a sujamos com venenos, agrotóxicos, plásticos, poluições das mais diversas. Nós, infelizmente, temos o poder de "sujá-la", de prostituí-la e mesmo, de matá-la. D. Guilherme Werlang."
Escrito por Bruno Dal Bianco
Nenhum comentário:
Postar um comentário